São Paulo, domingo, 24 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

No primeiro discurso de campanha, Biden ataca McCain

DA REDAÇÃO

O democrata Barack Obama escolheu o mesmo lugar onde anunciou que buscaria a candidatura à Casa Branca, em fevereiro do ano passado, para fazer ontem à tarde a sua primeira aparição pública com Joe Biden como candidato a vice-presidente na sua chapa.
Obama apareceu sozinho no palco montado à frente do velho capitólio em Springfield, Illinois, Estado pelo qual é senador. Mas foi Biden o protagonista da tarde.
O discurso de Obama foi todo voltado para destacar as qualidades de seu companheiro de chapa. O candidato a presidente repassou a trajetória do vice, desde a infância pobre até a tragédia que viveu ao perder a mulher e a filha num acidente de automóvel. Destacou ainda a experiência de Biden com política externa -entre outros eventos, citou ocasião em que o vice teria dito, cara a cara com o ditador sérvio Slobodan Milosevic (1941-2006) que ele era um "criminoso de guerra".
"Ele é um especialista em política externa cujos coração e valores estão firmemente enraizados na classe média. Por décadas, ele trouxe mudança a Washington, mas Washington não o mudou. Ele é adequado de maneira ímpar para ser meu parceiro e recolocar os EUA nos trilhos", disse Obama.
Instantes depois, o vice subiu ao palco, ao som de "The Rising", de Bruce Springsteen, ídolo da classe operária cujos votos a escolha de Biden visa trazer para a chapa de Obama. Abriu seu discurso devolvendo os elogios a Obama. "Hoje eu sei que meus pés estão no lugar certo e eu estou orgulhoso de ficar firme de pé ao lado do próximo presidente dos EUA."
Depois, assumiu o trabalho sujo. O principal alvo de seu discurso foi o adversário de Obama nas eleições de novembro, o republicano John McCain. Ao enumerar as dificuldades econômicas pelas quais passam atualmente os cidadãos americanos, disse que McCain não precisa se preocupar com isso. "Ele está ocupado tentando decidir à qual das sete mesas de cozinha se sentar", disse, em referência às sete casas que o republicano possui, tema que veio à tona depois que ele não soube responder a um repórter que perguntou quantos imóveis tinha.
Tanto Obama quanto Biden frisaram em seus discursos que os EUA "não podem arcar" com mais quatro anos de governo republicano.
Com a chapa completa, Obama e Biden seguem agora para Denver, onde começa amanhã a convenção democrata, na qual a chapa será oficializada. Biden será o principal orador da noite de quarta-feira, quando o tema principal dos discursos é "segurança nacional".


Com agências internacionais


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Artigo: A escolha certa
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.