São Paulo, sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

ÁFRICA

Conflito na Costa do Marfim já deixou 173 mortos, diz ONU

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS - Um novo relatório da ONU estima que ao menos 173 pessoas tenham morrido entre 16 e 21 de dezembro nos confrontos pós-eleitorais na Costa do Marfim entre forças de segurança e grupos que querem a saída do presidente Laurent Gbagbo.
A ONU diz ter registrado também 90 casos de tortura, 471 detenções e 24 desaparecimentos por agentes das forças de segurança de Gbagbo. O governo não reconhece o oposicionista Alassane Ouattara como vencedor das eleições de 28 de novembro.
O balanço anterior da ONU falava em 50 mortos, enquanto o governo de Gbagbo, no poder desde 2000, cita apenas 20 vítimas.
Os confrontos entre os aliados de Gbagbo e os de Ouattara irromperam após os dois candidatos tomarem posse e formarem governos paralelos. O resultado da votação -reconhecido pela ONU e EUA, entre outros- foi revertido pelo presidente em recurso à Corte Constitucional do país.
A expectativa é que um tribunal de Abdijã julgue hoje mais de 400 detidos em manifestações.


Texto Anterior: Ásia: Coreia do Norte ameaça "guerra sagrada nuclear"
Próximo Texto: Irã: Cineastas brasileiros fazem carta pró-Panahi
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.