São Paulo, quarta-feira, 25 de janeiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELEIÇÃO

País deve aproximar-se dos EUA

Conservador vai ser o novo premiê do Canadá

DA ASSOCIATED PRESS

O conservador Stephen Harper, 46, foi eleito novo premiê do Canadá e prometeu aplicar rapidamente seu programa, cortando impostos, intensificando o combate à criminalidade e melhorando as relações com os EUA, abaladas nos últimos anos. A vitória do Partido Conservador pôs fim a 13 anos no poder do Partido Liberal.
Porém, de acordo com analistas canadenses, não será fácil para Harper aplicar seu programa. A margem da vitória dos conservadores foi estreita demais, e eles não conseguiram obter maioria no Parlamento. Essa situação deverá tornar difícil aprovar mudanças nas leis.
A votação de anteontem mostrou que os canadenses estão cansados das promessas não cumpridas e da corrupção dos sucessivos governos conservadores. A população parece ter concordado em dar a Harper um voto de confiança, embora ela tema que ele aplique políticas que minarão o Estado do Bem-Estar Social do país.
Harper, cujo governo deverá aproximar-se do dos EUA -que teve problemas com políticos liberais do Canadá-, prometeu reduzir de 7% para 6% o imposto sobre o valor agregado, reformar o Judiciário para "combater a criminalidade e as gangues".
A Casa Branca enviou "seus melhores votos" ao premiê eleito.
Harper, que só deverá assumir o poder em algumas semanas, prometeu, durante a campanha, analisar cuidadosamente a proposta americana de construir um escudo antimísseis, rejeitada pelo ainda premiê canadense, Paul Martin, e por seu Partido Liberal.
O premiê eleito também afirmou que pretende estabelecer novos métodos de controle ambiental, o que poderá pôr em risco os compromissos canadenses relacionados ao Protocolo de Kyoto.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Panorâmica - Suprema Corte: Comissão do Senado dos EUA aprova Alito por 10 a 8
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.