São Paulo, sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Direita comemora e clama por eleições já; Veltroni rebate

DA REDAÇÃO

A oposição comemorou aos brados o resultado da votação no Senado ontem, afirma o jornal italiano "La Repubblica".
"Uma grande alegria; vamos direto às eleições", dizia após a queda de Prodi Gianfranco Fini, líder da direitista Aliança Nacional e ex-chanceler do governo Silvio Berlusconi.
A euforia da direita e seus aliados, assim como o clamor por eleições o quanto antes -podem ser marcadas para abril ou maio deste ano-, explica-se: recentes pesquisas de opinião apontam que o eleitorado italiano daria, hoje, a maioria dos assentos no Parlamento aos partidos da centro-direita. Mas a centro-esquerda, derrotada ontem, já se manifestava contra a idéia.
"Agora é preciso evitar as eleições antecipadas", disse ao "La Repubblica" Walter Veltroni, prefeito de Roma e secretário do neonato Partido Democrático, governista.
Antes da queda de Prodi, Veltroni, que vem surgindo como novo líder da centro-esquerda, e Berlusconi haviam ensaiado uma aproximação em torno de um dos principais pontos da agenda política italiana: a reforma da Lei Eleitoral. Isso porque ela é do interesse dos grandes partidos, dado que diminuiria o poder dos pequenos e encaminharia um bipartidarismo no país. Bom, a priori, para o futuro de ambos os líderes: alianças mais estáveis se formariam em torno de cada um deles, e de dois espectros político-ideológicos mais definidos.
Mas a perspectiva de chegada rápida ao poder já parecia ter mudado as idéias de Berlusconi. O ex-premiê, que organizava ontem à noite uma festa para comemorar a queda de Romano Prodi, declarou que "não há mais margem de diálogo com Veltroni. Existe uma Lei Eleitoral boa em vigor", segundo o "La Repubblica".
Optando ou não por antecipar as eleições, o presidente Napolitano pode nomear um novo primeiro-ministro com a tarefa de trabalhar pela aprovação da reforma eleitoral no Parlamento, antes de qualquer votação. (FC)


Texto Anterior: Plenário assiste a cusparada e desmaio
Próximo Texto: Romance no Eliseu: Namorada de Sarkozy posa nua e nega rumores de casamento
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.