UOL


São Paulo, domingo, 25 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

IRAQUE

Exportação de petróleo volta em 3 semanas
O ministro em exercício do Petróleo do Iraque, Thamir Ghadhban, disse ontem que a exportação do produto pode ser retomada em três semanas, o que permitiria ao país usar sua vasta reserva para financiar a reconstrução.
Ghadhban também previu que a produção de petróleo cru seja dobrada no mesmo período. Segundo ele, o Iraque produz atualmente 700 mil barris por dia.
"Em poucas semanas, nós seremos capazes de produzir entre 1,3 milhão e 1,5 milhão de barris por dia", disse o ministro provisório, em entrevista coletiva, em Bagdá. Os EUA colocaram um iraquiano à frente do Ministério do Petróleo, mas observam de perto a retomada da produção.
Antes da guerra, a produção iraquiana atingia cerca de 3 milhões de barris por dia. Altos funcionários do ministério haviam dito que o país estava produzindo somente 200 mil barris por dia.
Com o fim de mais de 12 anos de sanções aprovado pela ONU nesta semana, o país agora está livre para retomar a venda de petróleo ao exterior.
Ontem, a autoridade anglo-americana pagou pela primeira vez salários a cerca de 1,4 milhão de funcionários públicos iraquianos. O pagamento foi feito com dinares, estampados com a imagem do ex-ditador Saddam Hussein.

Texto Anterior: Fantasia: Disney fatura alto com festas de casamento
Próximo Texto: Terremoto: Presidente argelino é alvo de protestos
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.