São Paulo, sexta-feira, 25 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Coluna da Vitória foi segunda opção

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM BERLIM

O discurso de Barack Obama lembrou as "Fan Meilen" organizadas na capital alemã durante a Copa do Mundo, para que milhares de torcedores pudessem acompanhar os jogos por telões. Desta vez, no entanto, o pano de fundo do comício não foi o Portão de Brandemburgo, local no qual o candidato democrata desejava discursar quando confirmou sua visita a Berlim.
Temendo que o maior símbolo da capital alemã se tornasse um ringue para disputas presidenciais internacionais, a chanceler Angela Merkel se opôs à vontade de Obama. "É o local mais conhecido da Alemanha, carregado de simbolismo histórico", disse um comunicado do governo. No passado, o Portão de Brandemburgo já foi usado para anúncios políticos -mas para presidentes estrangeiros eleitos.
O ministro das Relações Exteriores e número dois do governo alemão, Frank-Walter Steinmeier, achou a discussão desnecessária.
"Obama escolheu Berlim para sediar o único pronunciamento público de sua viagem, e parece que não temos mais nada a fazer a não ser debater se ele pode fazer o discurso no portão de Brandemburgo ou 150 metros mais à frente", afirmou. (RK)


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Artigo: Revertendo o antiamericanismo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.