São Paulo, sábado, 25 de julho de 2009

Texto Anterior | Índice

SOB PRESSÃO

Presidente do Irã recua de escolha de primeiro vice

DA ASSOCIATED PRESS

Em meio a fortes pressões da linha-dura do regime e após pública interferência do líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, o presidente Mahmoud Ahmadinejad recuou ontem da escolha de um estreito aliado para a primeira Vice-Presidência por declarações pró-Israel.
Em carta tornada pública pela TV estatal, Khamenei disse que a escolha de Esfandir Rahim Mashai, anunciada há uma semana, "é contrária a seu interesse e do seu governo".
Mashai atraiu a ira da linha-dura do regime no ano passado ao dizer que o Irã "é amigo de todos os povos do mundo, inclusive dos israelenses". À época, o aliado de Ahmadinejad ocupava a Vice-Presidência para o Turismo -o Irã tem 12 vice-presidentes.
Ahmadinejad, que nega o Holocausto e já defendeu que Israel fosse varrido do mapa, alegava que a declaração de Mashai fora "mal interpretada" e que havia "mil razões" para conduzi-lo ao posto. A filha do presidente é casada com o filho de Mashai.
A escolha abriu uma segunda frente de desgaste para Ahmadinejad, cuja contestada reeleição, em 12 de junho, provocou a maior onda de protestos desde a revolução de 1979.


Texto Anterior: Curdos do Iraque votam sob sombra da corrupção
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.