São Paulo, quarta-feira, 25 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AVIAÇÃO

Ao todo, 89 pessoas podem ter morrido nos dois incidentes; autoridades não descartam a possibilidade de atentado

Um avião cai e outro desaparece na Rússia

DA REDAÇÃO

Em um espaço de poucos minutos, um avião caiu e outro desapareceu ontem na Rússia, segundo o Ministério de Emergências do país. O primeiro dos aparelhos levava 35 passageiros e oito tripulantes e seguia de Moscou para Volgogrado. Seus destroços foram encontrados perto da cidade de Tula, a cerca de 150 km ao sul da capital russa. Não há informações de sobreviventes.
Três minutos mais tarde, controladores de tráfego aéreo perderam contato com outro avião, que tinha a bordo 38 passageiros e oito tripulantes. O aparelho fazia o trajeto de Moscou para o balneário turístico de Sochi, no mar Negro. Quando desapareceu, o avião estava sobre a cidade de Rostov -965 km ao sul de Moscou.
Os dois aviões haviam decolado do aeroporto Domodedovo, em Moscou, ontem à noite.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, em nesse balneário passando as férias de verão, pediu que os incidentes fossem investigados pelo serviço de segurança federal. A segurança nos aeroportos foi reforçada.
Os acidentes ocorrem na semana que antecede as eleições na Tchetchênia, marcadas para o próximo domingo. Não está descartada a hipótese de atentado, afirmou uma autoridade de Moscou para a agência de notícias russa Itar-Tass. A agência informou que testemunhas disseram ter visto uma explosão no ar antes da queda do aparelho em Tula.
Rebeldes tchetchenos já cometeram ataques terroristas anteriormente e estariam interessados em prejudicar o processo eleitoral na república separatista.
Em Washington, uma autoridade do Departamento de Estado americano afirmou: "Nós obviamente estamos acompanhando com preocupação essas notícias. Estamos acompanhando os acontecimentos de perto para determinar os fatos".
Os dois aviões eram Tupolev. O primeiro, um modelo TU-134, e o segundo, um TU-154.
Nos últimos anos, ocorreu uma série de acidentes envolvendo modelos Tupolev. O governo considera que grande parte da frota de aviões russos para vôos domésticos está ficando obsoleta.
O avião que caiu pertence à companhia Volga-Aviaexpress, e o que desapareceu, à empresa Sibir.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Haiti: Governo assina acordo para eleições em 2005
Próximo Texto: Zimbábue: EUA sugerem coalizão para tirar Mugabe
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.