São Paulo, terça-feira, 25 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ARGENTINA

Cristina anuncia veto a lei e abre novo conflito com campo

DE BUENOS AIRES

O governo argentino anunciou ontem que vetará a Lei de Emergência Agropecuária, aprovada no Senado na última quinta. Com isso, encerrou a trégua com a oposição em torno dos impostos de exportação de grãos.
A lei, de autoria do deputado Francisco De Narváez, algoz do governo na derrota nas eleições legislativas de junho passado, busca socorrer produtores afetados pela seca de 2008.
Lideranças do agronegócio protestaram publicamente e enviaram carta à presidente, manifestando "profunda preocupação" e lhe pedindo que recue da decisão.
A presidente tomou a decisão no fim de semana, ao notar que a lei aprovada na sexta exime produtores da Província de Buenos Aires afetados por desastre (perdas de 80%) ou emergência (perdas de 50%) de pagar impostos por seis meses.
O governo não quer perder arrecadação, nem encarar o risco da exigência de isonomia pelos demais produtores. Argumenta que o pouco que foi produzido em 2008 já foi comercializado. (SILVANA ARANTES)


Texto Anterior: Atentado de Lockerbie: Soltura de terrorista líbio põe governo escocês na berlinda
Próximo Texto: Distensão nuclear: Coreia do Norte convida EUA a reatar diálogo, diz mídia do sul
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.