São Paulo, domingo, 25 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RÚSSIA

Kasparov é condenado a 5 dias na cadeia por ato anti-Putin

DA REDAÇÃO

O líder de oposição russo e ex-campeão mundial de xadrez Garry Kasparov foi preso ontem com outros manifestantes quando fazia uma passeata contra o presidente Vladimir Putin. Cerca de 3.000 pessoas estavam presentes na manifestação no centro de Moscou, organizada pelo partido Outra Rússia, liderado por Kasparov.
O enxadrista foi condenado a cinco dias de prisão por organizar o protesto, por cantar slogans antigoverno e por resistir à prisão.
O grupo de oposição afirma que Putin atenta contra liberdades individuais e de imprensa desde que se tornou presidente, em 2000.
Eles alegam, ainda, que as regras das eleições parlamentares, marcadas para 2 de dezembro, beneficiam o partido Rússia Unida, que apóia o atual presidente e é o favorito para vencer.
A polícia reprimiu outras manifestações da oposição no inicio do ano, agredindo os militantes com cacetetes. Mas, ontem, a abordagem da polícia foi menos violenta.
Protestos estão previstos para acontecer em outras cidades em todo país.

Texto Anterior: Nas telas: Filme sobre campanha de 2006 tem a maior bilheteria do ano
Próximo Texto: Paquistão: Bombas matam 15; ex-premiê retorna hoje
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.