São Paulo, Sábado, 25 de Dezembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Próximo Texto | Índice

VIOLÊNCIA

Cinco pessoas teriam sido mortas durante pouso em Amritsar (Índia); avião depois pousou no Paquistão

Sequestradores tomam avião indiano


das agências internacionais

Cinco sequestradores fortemente armados tomaram um Airbus 300 da companhia aérea Indian Airlines com 189 pessoas que partiu de Kathmandu (capital do Nepal) com destino a Nova Déli (capital da Índia) e forçaram o avião a pousar em Lahore, no Paquistão.
As autoridades paquistanesas haviam inicialmente negado autorização para o avião pousar em Lahore. Com o combustível acabando, o avião pousou em Amritsar, no norte da Índia, apesar dos sequestradores terem dito que não queriam pousar em território indiano.
Funcionários do aeroporto de Amritsar disseram que os sequestradores atiraram e mataram quatro passageiros. Eles haviam dito que abririam fogo contra os passageiros se as forças de segurança indianas tentassem invadir a aeronave.
O avião partiu logo depois do suposto tiroteio, após abastecer por apenas dez minutos. Ele pousou em Lahore menos de 30 minutos depois.
Forças de segurança paquistanesas isolaram o aeroporto de Lahore. Testemunhas disseram que militares iniciaram negociações com os sequestradores, mas suas reivindicações ou identidade não foram reveladas até o início da tarde de ontem. Eles teriam pedido para reabastecer novamente o avião, segundo funcionários do aeroporto. Teriam também pedido assistência médica e água.
O avião foi cercado por centenas de militares no aeroporto de Lahore, no terminal Haj, usado por muçulmanos para realizar a peregrinação anual para a cidade sagrada de Meca, na Arábia Saudita.
A imprensa indiana disse que os sequestradores estavam falando hindi (principal língua da Índia) e estavam armados com rifles AK-47, granadas e revólveres.
Sequestros contra aviões indianos no passado foram cometidos por militantes separatistas da região da Caxemira, no norte da Índia, reivindicada pelo Paquistão.
Ambulâncias e caminhões de bombeiros foram enviados para o aeroporto, que teve suas luzes apagadas.
Autoridades nepalesas disseram que o avião levava 174 adultos, quatro crianças e 11 tripulantes.
Entre os passageiros estavam 154 indianos (quatro crianças), oito nepaleses, quatro suíços, quatro espanhóis, um japonês, um canadense e um belga, segundo um funcionário da Indian Airlines no aeroporto de Kathmandu. A nacionalidade dos outros passageiros não foi informada pela empresa aérea indiana.
O vice-ministro da Aviação do Nepal, Singh Pun, disse que o sequestro ocorreu apesar da segurança reforçada em Kathmandu.
"Nos últimos três meses, rígidas medidas de segurança foram impostas", disse ele.


Próximo Texto: Síndrome de Jerusalém afeta turistas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.