São Paulo, sábado, 26 de fevereiro de 2005

Texto Anterior | Índice

A DESPEITO DO MURO

Tali Fahima queria ser escudo humano

Judia é presa por laços com radical palestino

STÉPHANIE LE BARS
DO "LE MONDE"

Eles poderiam nunca ter se encontrado. Ele escapou de diversas tentativas de assassinato do Exército israelense, é sem dúvida o homem mais popular de Jenin e aparece regularmente há dois anos na mídia israelense. Ela vem de uma das cidades mais pobres de Israel, antiga secretária em Tel Aviv e eleitora do Likud, partido do premiê Ariel Sharon.
Zacharia Zubeidi, do grupo terrorista Brigada dos Mártires de Al Aqsa, e Tali Fahima, porém, se encontraram diversas vezes no campo de refugiados de Jenin, por iniciativa da jovem, que queria "conhecer o cotidiano dos palestinos".
Presa desde agosto de 2004, Fahima viu há pouco sua detenção ser prolongada em seis meses, até a abertura de seu processo, previsto para 17 de julho. É acusada de "fornecer informações ao inimigo, ter contatos com agente estrangeiro e apoiar organização terrorista". No final de janeiro, a Justiça decidiu que ela era um perigo para o Estado e recusou colocá-la em prisão domiciliar.
É a primeira vez que uma mulher judia é mantida na prisão, tratamento reservado a ativistas palestinos e excepcionalmente usado contra militantes israelenses de extrema direita.
Diante das graves acusações que pesam contra ela, a jovem reconhece apenas que simpatizou com Zubeidi. Ela se ofereceu até mesmo para lhe servir de escudo humano e não vê nada de repreensível. As autoridades, porém, chagaram a dizer, sem mostrar provas, que ela ajudou palestinos a planejar um atentado.
Para militantes pacifistas que a apóiam, o processo é "político". "Uma vez que cada vez mais gente quer ver o que faz o Exército israelense nos territórios ocupados, as autoridades tentam fazer pressão para que todos tenham medo de ir lá", disse Ouri Ayalon, que luta contra a construção do muro entre Israel e Cisjordânia.


Texto Anterior: Sociedade: Bush luta para manter lei antipornografia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.