São Paulo, domingo, 26 de março de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IRAQUE

Acusação vem do Pentágono

Rússia nega ter passado informações a Saddam

DA REDAÇÃO

A Rússia negou ontem que tenha passado informações para o serviço de inteligência iraquiano, às vésperas da Guerra do Iraque (2003), sobre os planos de invasão daquele país pelos EUA.
A acusação foi feita pelos EUA, em um relatório divulgado pelo Pentágono na sexta-feira. Segundo o documento, o governo russo tinha fontes no comando da operação militar que estava para se desencadear, e informações obtidas sobre seu planejamento e execução eram passadas para Saddam Hussein pelo embaixador russo em Bagdá.
De acordo com Maria Zakharova, porta-voz da missão da Rússia na ONU, em Nova York, as alegações são falsas. "Pra mim, isso é "nonsense'; é ridículo", afirmou a diplomata.
Segundo a rede de notícias britânica BBC, um porta-voz do serviço de inteligência russo cujo nome não foi revelado disse que acusações como as feitas pelo Pentágono "no que tange à inteligência russa têm sido feitas freqüentemente", desqualificando-as.
Para o general norte-americano Anthony Cucolo, que comentou o relatório divulgado pelo Pentágono em Washington, a decisão russa de fornecer inteligência ao Iraque de Saddam Hussein foi "movida por interesses econômicos".
O relatório do Pentágono não informa como os dados passados ao Iraque por Moscou afetaram as operações militares dos EUA.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Oposição pede a "libertação" de Belarus
Próximo Texto: Artigo: Olmert reinventa o legado de Sharon
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.