São Paulo, sábado, 26 de março de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Dilma vai focar pauta comercial em ida ao país

DE BRASÍLIA

A presidente Dilma Rousseff deve levar à China, no próximo mês, a maior delegação empresarial em visita oficial ao país asiático.
A previsão é de que 300 empresários brasileiros participem do esforço para ampliar as relações comerciais entre os dois países.
Em 2009, o então presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou na China com cerca de 200 empresários.
Um dos principais objetivos da viagem é aumentar as exportações de produtos de maior valor agregado e diversificar os investimentos chineses em território nacional -que atualmente estão concentrados em áreas como mineração e agricultura.
Dilma deve chegar a Pequim no dia 11 de abril, e a abertura da agenda oficial está prevista para a manhã do dia seguinte, em um seminário sobre cooperação bilateral nas áreas de ciência, tecnologia e inovação.
Em seguida, ela participa de um fórum empresarial e, à tarde, tem encontro com o dirigente máximo chinês, Hu Jintao. Dilma deverá se encontrar também com os chefes do Poder Legislativo e do Judiciário.
O desejo de o Brasil se tornar membro permanente do Conselho de Segurança da ONU deve estar na pauta da conversa entre os dois mandatários, mas não há expectativa de uma demonstração do apoio chinês à aspiração brasileira.
Apontada como prioridade na política externa do governo Dilma, a questão de direitos humanos, entretanto, não terá uma agenda específica na viagem da presidente à China.
O assunto é sensível à potência asiática, alvo de críticas internacionais pelo tratamento dado a dissidentes do regime chinês.
Mas nada impede que o tema seja tratado de forma indireta, a partir de um diálogo sobre as políticas sociais do governo brasileiro, por exemplo.
A agenda de Dilma se estende até o dia 15 de abril. A presidente brasileira participa ainda da Cúpula dos Brics (grupo formado por Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul), na cidade de Sanya, e de um fórum entre países asiáticos.
Esta será a terceira viagem oficial de Dilma ao exterior. Depois de uma visita à Argentina no primeiro mês de mandato, Dilma se prepara para cumprir uma agenda rápida em Portugal, na próxima semana.
A presidente vai prestigiar a cerimônia de entrega do título honoris causa da Universidade de Coimbra ao seu antecessor, o ex-presidente Lula. Duas semanas depois ela embarca na viagem para a China.
(FLÁVIA FOREQUE)


Texto Anterior: China condena ativista a 10 anos de prisão
Próximo Texto: Zimbábue: Justiça prende ministro aliado de premiê em conflito com Mugabe
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.