São Paulo, domingo, 26 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Coreia do Norte reativa instalações nucleares

DA REDAÇÃO

A Coreia do Norte anunciou ontem que irá reativar suas instalações nucleares para enriquecimento de plutônio, o que permite fazer armas nucleares.
A informação foi divulgada pelo próprio governo, poucas horas após a ONU haver imposto novas sanções em resposta ao recente lançamento de um foguete no último dia 5.
"Essa medida irá contribuir para a autodefesa, de modo a enfrentar as ameaças militares crescentes da parte de forças hostis", disse um porta-voz da Chancelaria do país.
Embora possa levar vários meses até as instalações se tornarem totalmente operacionais, o anúncio representa um afastamento do tratado de desarmamento de 2007.
Assinado meses depois de a Coreia do Norte haver conduzido um teste nuclear, o acordo previa o desligamento de suas instalações nucleares em troca de mais ajuda energética.
De Bagdá, a secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, exortou ontem o regime de Pyongyang a "cumprir com as obrigações que assumiu".
Segundo a ONU, o lançamento do foguete violou resolução que impôs o abandono de programas nuclear e balístico. Pyongyang alega que apenas tentou colocar um satélite em órbita.


Com agências internacionais


Texto Anterior: OMS alerta para "potencial pandêmico" de gripe suína
Próximo Texto: 100 dias de Obama: Ataque à crise subestima bancos e mira efeito lateral
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.