São Paulo, terça-feira, 26 de abril de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FOCO

Convidados para casamento se dividem em VIPs e Super VIPs

VAGUINALDO MARINHEIRO
DE LONDRES

Não basta ser o presidente da maior potência do mundo (o americano Barack Obama) para assistir ao casamento do príncipe William e Kate Middleton, na próxima sexta.
Como brincou em texto o repórter que cobre a família real no "The Times", ele irá a um evento para o qual nem Obama foi convidado.
O Palácio de Buckingham divulgou parte dos 1.900 que poderão ir à cerimônia, na abadia de Westminster.
São outros critérios além de poder que contaram para estar na lista de VIPs. Ser nobre é uma delas.
Entre reis, rainhas, xeques e afins, são ao menos 42 estrangeiros. Há ainda chefes de governo de países que reconhecem a rainha Elizabeth 2ª como chefe de Estado (como Austrália e Nova Zelândia) e algumas celebridades.
Entre elas estão o casal Victoria e David Beckham, os cantores Elton John e Joss Stone, o cineasta Guy Ritchie, o ator Rowan Atkinson ("Mr. Bean") e o nadador australiano Ian Thorpe.
Foram convidados ainda o premiê britânico, David Cameron, o vice-premiê, Nick Clegg, e o líder trabalhista (oposição), Ed Miliband.
Nenhum brasileiro consta da relação divulgada, mas Roberto Jaguaribe, embaixador do Brasil no país, recebeu um convite. A lista é tão restrita que embaixadores não podem levar seus cônjuges.
Há especulação na mídia de que a estilista carioca Daniella Helayel, que fez o vestido usado por Kate quando foi anunciado o casamento, estaria entre os convidados.
Seria indicativo de que ela teria sido a escolhida para fazer o vestido da noiva, o que poucos acreditam. A opção deve ficar com um britânico.
Mesmo entre os 1.900, há distinções de status. Cerca da metade ficará num lugar de onde não se vê o altar.
Lá estarão, por exemplo, as celebridades. Ao longo do dia, mais distinção entre os convidados. A maioria fica de fora das festas oficiais.
A rainha oferecerá uma recepção para 600 após a cerimônia religiosa. À noite, será a vez de o príncipe Charles ser o anfitrião de 300. A realeza não divulga os Super VIPs, e quem se "denunciar" corre risco de desconvite.

FOLHA.com
Veja lista de convidados
folha.com.br/mu906907


Texto Anterior: Na Real - Barbara Gancia, em Londres: Harry cuidará da balada para vips
Próximo Texto: Minha História - Peter Hanbury-Bateman, 32: À sombra da realeza
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.