São Paulo, quarta-feira, 26 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prisão por engano faz FBI pedir desculpas

DA ASSOCIATED PRESS

O FBI se desculpou ontem pelo erro de leitura de impressões digitais que levou o advogado americano Brandon Mayfield, 37, a permanecer preso por duas semanas como suspeito de participação no atentado que matou 191 pessoas em Madri, em março.
Mayfield disse ter sido humilhado e afirmou que foi preso por ter se convertido ao islamismo. Um dos responsáveis pelo FBI, a polícia federal americana, disse que o engano ocorreu porque as impressões digitais de Brandon eram muito parecidas com as que foram encontradas numa sacola com detonadores, localizada numa das estações ferroviárias madrilenas atingidas pelo atentado.
Robert Jordan, do FBI do Estado de Oregon, onde mora Mayfield, disse que a imagem com a impressão digital transmitida pela polícia espanhola era de muito baixa qualidade.
O tribunal federal em que fora aberto processo contra o advogado deu o caso por encerrado.
Além das impressões digitais, Mayfield estava sob suspeita por ser casado com uma egípcia e porque foi advogado de Jeffrey Leon Battle, indiciado por supostamente conspirar em favor da rede terrorista Al Qaeda.


Texto Anterior: Americanos temem novo ataque terrorista
Próximo Texto: Al Qaeda virou franquia, diz analista
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.