São Paulo, segunda-feira, 26 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PERFIL

Artigo detonou controvérsia internacional

DE SÃO PAULO

Jorge Castañeda, 57, é economista e historiador mexicano, autor de uma biografia de Che Guevara ("A Vida em Vermelho") e de uma análise da esquerda na América Latina ("A Utopia Desarmada").
Esquerdista no princípio da carreira, foi adotando uma posição mais à direita com o tempo, chegando a ser chanceler do governo Vicente Fox, de 2000 a 2003. Castañeda também foi candidato a presidente em 2004.
Estudou economia na Universidade Princeton (EUA) e fez doutorado em história econômica na Universidade de Paris.
Em 2006, causou uma controvérsia internacional ao declarar, num artigo para a "Foreign Affairs" intitulado "Latin America's Left Turn" (a virada à esquerda da América Latina), que a esquerda na região estava dividida em duas, uma boa, a outra, má.
A má seria representada pelo autoritarismo e por uma visão passadista do socialismo. Nela se enquadrariam Venezuela, Equador e Argentina. A outra se identificaria com a democracia e teria uma posição moderna com relação ao funcionamento das instituições e às preocupações sociais. Aí estariam o Brasil de Lula e o Chile de Michelle Bachelet. (SC)


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Evento Folha: Castañeda participa de debate hoje
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.