São Paulo, segunda-feira, 26 de setembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUROPA

Conservadores vencem premiê esquerdista em eleições na Polônia
Pesquisas de boca-de-urna divulgadas ontem à noite indicavam que dois partidos de centro-direita receberiam a maior parcela de votos nas eleições parlamentares na Polônia, numa derrota para o atual premiê, Marek Belka, da Aliança Democrática de Esquerda.
Projeções mostravam o Partido da Lei e da Justiça, considerado conservador, com 28% dos votos, e o liberal Plataforma Cívica com 24,1% do total. Os dois partidos prometem redução de impostos e maior transparência na administração pública.
O partido de Belka, formado por antigas lideranças comunistas, vem sendo alvo de uma série de escândalos de corrupção e ficou com apenas 11% dos votos. Os dois outros partidos são formados por herdeiros do Solidariedade, sindicato que ajudou a derrubar o regime comunista na Polônia.
Os líderes das duas agremiações disseram que pretendem governar em coalizão e que a formação do novo governo deve começar já na semana que vem. "Não há razões para essa coalizão não ocorrer", afirmou Jaroslaw Kaczynski, provável futuro primeiro-ministro.


Texto Anterior: Panorâmica - Taiwan: Ativistas marcham por mais armas
Próximo Texto: Afeganistão: Helicóptero cai e mata cinco americanos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.