São Paulo, terça-feira, 26 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AMÉRICA LATINA

Calderón pede a Chávez que não leve relação "para lado pessoal"

DA REDAÇÃO

O presidente eleito do México, Felipe Calderón, pediu ao presidente venezuelano Hugo Chávez que não "leve para o lado pessoal" a relação dos dois países. "Seria um erro grave colocar a relação de dois países importantes ao vaivém de um capricho pessoal", disse ontem Calderón.
Chávez disse no domingo que seria "impossível" ter uma boa relação com Calderón, que assume a Presidência em 1º de dezembro.
Questionado se estaria disposto a se reunir com Chávez, Calderón respondeu que sim. "A reunião seria com o chefe de Estado que representa os venezuelanos." Mas ele ainda não decidiu se convidará Chávez para a posse.
Chávez acusou Calderón de usar sua imagem na campanha contra o candidato esquerdista Andrés Manuel López Obrador. "Olha aí o louco do Chávez, que perigo é", recordou o venezuelano.
México e Venezuela estão sem embaixador um no outro desde novembro de 2005, quando Chávez chamou o presidente mexicano Vicente Fox de "cachorro do império" pela defesa que Fox fez da Alca na Cúpula das Américas, em Mar del Plata.
O embaixador dos EUA na ONU, John Bolton, acusou Chávez ontem de usar os recursos do petróleo para "desestabilizar as democracias na América Latina", em entrevista à Fox News.


Com agências internacionais


Texto Anterior: EUA: Cai proibição para líquidos na bagagem de mão
Próximo Texto: Tailândia: Líder deposto pode ter bens congelados
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.