São Paulo, sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ORIENTE MÉDIO

Pacifista israelense é alvo de ataque atribuído a extremistas

DA ASSOCIATED PRESS

O historiador e pacifista israelense Zeev Sternhell ficou ferido ontem em um atentado atribuído pela polícia a militantes de extrema-direita ligados aos movimentos dos colonos na Cisjordânia.
Sternhell foi levado a um hospital depois que uma bomba de fabricação caseira explodiu em frente à sua casa, em Jerusalém. No local da explosão, autoridades encontraram panfletos que oferecem mais de 200 mil para quem matar membros da ONG Paz Agora, da qual o historiador faz parte. Os quadros da organização já estão sob proteção policial.
Sobrevivente do Holocausto, Sternhell, 73, leciona na Universidade Hebraica de Jerusalém e é conhecido por suas críticas aos assentamentos israelenses na Cisjordânia e à violência do Exército do país contra os palestinos.
Grupos de extrema-direita protagonizam ocasionalmente atos de violência em Israel. Em 1995, um militante ultranacionalista assassinou o premiê Yitzhak Rabin em represália à assinatura com os palestinos, dois anos antes, dos Acordos de Oslo.


Texto Anterior: Guerra sem fim: Paquistão e EUA trocam tiros na fronteira com Afeganistão
Próximo Texto: Putin propõe cooperação nuclear a Chávez
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.