São Paulo, sábado, 26 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RELAÇÃO BILATERAL

Em Nova York, Equador e Colômbia retomam diálogo

DA REDAÇÃO

Os governos de Colômbia e Equador anunciaram na noite de anteontem o início de um diálogo para normalizar as relações diplomáticas entre os dois países, suspensas desde março de 2008.
O anúncio foi feito após o encontro -o primeiro em um ano e meio- entre embaixadores das duas nações ocorrido em Nova York, às margens da Assembleia Geral das Nações Unidas. Quito rompeu relações com Bogotá após militares colombianos atacarem um acampamento das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) em território equatoriano, deixando mais de 20 mortos.
Segundo um comunicado conjunto, o governo colombiano se comprometeu a não realizar operações no país vizinho, um dos pontos exigidos por Quito para retomar as conversações. Em contrapartida, o Equador reiterou que não tolerará grupos ilegais em seu território e que qualquer incursão de rebeldes será repelida.
Ontem, o secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), José Miguel Insulza, comemorou o anúncio. "Este acordo representa um avanço transcendental e muito esperançoso nas relações bilaterais entre Equador e Colômbia. Esperamos que seja o primeiro passo para a total normalização dos vínculos diplomáticos entre os países irmãos", disse Insulza.

Com agências internacionais



Texto Anterior: Chávez contraria Marrocos e esvazia cúpula na Venezuela
Próximo Texto: Lockerbie: Gaddafi se reúne com famílias de vítimas de terror
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.