São Paulo, quarta-feira, 26 de outubro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

AMÉRICA DO SUL


Dividido, Congresso da Bolívia tenta solucionar impasse que ameaça eleições
Sob forte polarização, o Congresso da Bolívia retomou ontem os esforços para resolver um impasse sobre a repartição das vagas de deputados entre os departamentos, que põe em risco a realização das eleições gerais no país em 4 de dezembro.
O impasse, que já dura um mês, foi provocado por decisão do Tribunal Constitucional que determinou em setembro a modificação das cotas de representação parlamentar, com base em critérios demográficos, desatando disputas regionais por poder.
A Corte Nacional Eleitoral fixou o dia de amanhã como prazo final para que o Congresso chegue a um acordo, sob a pena de adiamento do pleito.
As eleições bolivianas foram antecipadas para dezembro após intensa crise político-institucional que culminou com a renúncia do então presidente, Carlos Mesa, em junho. Além de presidente e vice, os bolivianos irão eleger deputados, senadores e prefeitos para os departamentos para mandatos de 2006 a 2011.


Texto Anterior: Furacão Wilma: Operadora freta avião para trazer turistas brasileiros do México
Próximo Texto: Paquistão: População de vilarejo relata atividade vulcânica
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.