São Paulo, sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Enviado especial dos EUA vai indicar tendência

DA EDITORA DE MUNDO

O enviado especial ao Oriente Médio a ser indicado por Barack Obama é alvo de especulações entre israelenses e palestinos.
Dos cotados, Dennis Ross, que ocupou o cargo sob Bill Clinton, e Martin Indyk, ex-embaixador em Israel (1995-97 e 2000-01), são considerados mais simpáticos aos israelenses. Tenderiam a enfatizar a exigência de garantias de segurança aos palestinos e seriam reticentes a pressionar Israel por iniciativas que dividam a opinião pública do país.
Daniel Kurtzer, ex-embaixador no Egito (1997-2001) e Israel (2001-05) e assessor, no governo de Bush pai (1989-93), do secretário de Estado James Baker, é tido como mais neutro. No fim dos anos 80, foi um dos formuladores da política que levou ao reconhecimento, pelos EUA, da OLP. Na campanha eleitoral americana, sua presença entre os assessores de Obama provocou críticas da direita.
O nome que mais agradaria aos palestinos é o de Robert Malley, que de 1997 a 2001 foi assessor de Clinton para assuntos árabe-israelenses. Ele travou uma discussão com o ex-premiê de Israel Ehud Barak, nas páginas da "New York Review of Books", contestando sua versão de que Iasser Arafat teria sido o único responsável pelo fracasso da cúpula de Camp David, em 2000.
Filho de um egípcio judeu de esquerda, Malley chegou a assessorar Obama, mas foi afastado sob críticas de anti-semitismo.
A nomeação de Hillary Clinton para o Departamento de Estado não agradou aos palestinos. Já o general Jim Jones, futuro conselheiro de Segurança Nacional, é considerado menos parcial. (CA)


Texto Anterior: Israelenses disputam política de Obama
Próximo Texto: "Momento é catastrófico para os palestinos", diz cientista político
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.