São Paulo, sábado, 27 de janeiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PÓS-GUERRA FRIA

Projeto foi promessa de campanha de Bush

Secretário da Defesa diz que EUA vão concluir escudo antimísseis

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O novo secretário da Defesa norte-americano, Donald Rumsfeld, disse ontem que os Estados Unidos levarão adiante o projeto para um sistema de defesa antimísseis, apesar das objeções de outros países.
A implementação do sistema, que começou a ser testado no ano passado, foi uma das promessas de campanha do presidente George W. Bush.
Em sua primeira entrevista coletiva desde que tomou posse no cargo, Rumsfeld reiterou ontem a posição defendida por Bush, de que um sistema limitado de defesa antimísseis é necessário no mundo pós-Guerra Fria.
Segundo ele, os russos, principais opositores do projeto, não devem ficar temerosos.
"Os russos sabem, devem saber, que os tipos de equipamentos discutidos não são do gênero que podem ameaçá-los de alguma forma", disse Rumsfeld.
O secretário disse ainda que o Tratado Antimísseis Balísticos (TAB), de 1972, foi firmado em uma outra realidade. "Nós estamos num mundo diferente agora. A União Soviética desapareceu."
O sistema de escudo antimísseis em discussão pretende proteger o território dos EUA contra ataques de terroristas ou de países considerados apoiadores do terrorismo. Para Rumsfeld, a Rússia também deve temer o mesmo tipo de ataques.

Colin Powell
O general Colin Powell assumiu ontem o cargo de secretário de Estado dos EUA.
Powell, comandante militar da Guerra do Golfo (1991), é o primeiro negro a exercer a função.


Texto Anterior: Oriente Médio: Barak diz ser "impossível" atingir acordo com palestinos até eleição
Próximo Texto: EUA: Equipe de Bush reclama de atos de "vandalismo" pelo pessoal de Clinton
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.