UOL


São Paulo, segunda-feira, 27 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Modelo brasileiro será "escudo" em Bagdá

DO "AGORA"

O modelo gaúcho Glauco Caruso, 29 anos, é o segundo brasileiro que integra o grupo de 61 "escudos humanos" que estão a caminho do Iraque. Os ativistas, de 15 nacionalidades, pretendem ocupar escolas e hospitais de Bagdá para evitar que estes locais seja alvos dos EUA, numa possível guerra.
Os ativistas deixaram Londres no sábado em três ônibus. O outro brasileiro é Flávio Ravara, 31 anos. Eles devem chegar ao destino dia 8.
O grupo é liderado por Ken Nichols O" Keefe, 33 anos, ex-marine americano e veterano da Guerra do Golfo (1991).
Nascidos em Rio Grande (RS), Caruso e Ravara são amigos de infância. "A gente sempre defendeu causas como essa, de países subjugados pelo imperialismo americano", diz o modelo, em entrevista, por telefone, no ônibus, em Paris, onde o comboio estava ontem.
"A minha carreira não importa agora. O que é muito mais importante é a "carreira" do mundo. É um país da Ásia, mas poderia ser da América Latina", diz Caruso, que está em Londres há dois meses.
(NÍCOLAS BORGES)

Texto Anterior: Juristas divergem sobre legalidade de ataque sem autorização da ONU
Próximo Texto: Vizinho em crise: Gaviria defende ação de Lula na Venezuela
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.