São Paulo, segunda-feira, 27 de março de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

REINO UNIDO

Escócia proíbe o tabaco em lugar público

DA REDAÇÃO

Começou a vigorar ontem na Escócia uma lei que proíbe o fumo em praticamente todos os lugares públicos fechados do país. Pesquisa divulgada também ontem informava que 20% dos fumantes escoceses pretende ignorar a nova determinação.
No sábado, boates, pubs e restaurantes fizeram sua "despedida" da fumaça. Um pub de Aberdeen observou a "vigília" do tabaco; um restaurante perto de Glasgow encenou uma "última ceia" fumante; e um pub em Clydebank fez uma "festa dos fumantes".
A Escócia tornou-se ontem o primeiro país do Reino Unido a banir o fumo de lugares públicos. Empresas que não conseguirem impedir que se fume em suas instalações estão sujeitas a uma multa de 200 libras esterlinas (R$ 735). Indivíduos que forem apanhados fumando pagarão multa de 50 libras (R$183).
A Irlanda do Norte e a Inglaterra deverão adotar legislações semelhantes de proibição ao fumo no próximo ano. Para Gales, a data ainda não foi estabelecida.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Eleição: Boca-de-urna aponta vitória da oposição pró-Rússia na Ucrânia
Próximo Texto: Fogo de campanha: Berlusconi ataca comunistas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.