São Paulo, Sábado, 27 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Maioria apertada apóia a ação dos EUA

MARCIO AITH
de Washington

Uma maioria pouco expressiva da população norte-americana apóia a participação dos Estados Unidos nos bombardeios da Otan (aliança militar ocidental) contra a Iugoslávia.
Uma pesquisa divulgada ontem pela rede de televisão CNN, em conjunto com o instituto Gallup e com o jornal "USA Today", revelou que 50% dos norte-americanos aprovam a participação dos EUA no ataque; 39% a desaprovam e 11% não têm opinião a respeito.
A pesquisa mostrou ainda que a maioria (50%) dos entrevistados acredita que a crise em Kosovo não está relacionada com os interesses norte-americanos. Apenas 43% das pessoas ouvidas disseram ser do interesse dos EUA proteger a população de origem albanesa na Província iugoslava de Kosovo.
No entanto, uma maioria mais expressiva (64%) dos norte-americanos, segundo a pesquisa, acredita ser obrigação moral do governo dos Estados Unidos manter a paz em Kosovo. Apenas 32% disseram o contrário.
O presidente norte-americano, Bill Clinton, que vem aparecendo com frequência na TV para explicar os ataques contra a Iugoslávia à população, recebeu 58% de aprovação por sua atuação na crise em Kosovo. Apenas 32% da população desaprovam a política do presidente para o conflito.
Já 60% afirmaram que confiam em Clinton como comandante das Forças Armadas norte-americanas.
Para 32% dos entrevistados, o conflito ainda deve durar várias semanas. Para 31%, os combates durarão vários meses. Apenas 16% disseram que o conflito terminará em poucos dias.


Texto Anterior: Rússia expulsa representantes da Otan
Próximo Texto: Crise no Paraguai: Governo envia blindados contra protesto
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.