São Paulo, Sábado, 27 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AMIGOS

Thatcher se encontra com Pinochet

SYLVIA COLOMBO
de Londres

O ex-ditador chileno Augusto Pinochet recebeu ontem a visita da ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher na mansão alugada em que ele está morando em Wentworth, ao norte de Londres. O encontro, que foi televisionado, marca sua primeira aparição desde que foi detido pela polícia britânica, em outubro de 1998.
Thatcher disse ao general que o Reino Unido tem uma dívida com ele "pela sua ajuda durante a campanha das Falklands", referindo-se ao conflito de disputa pelas ilhas Malvinas ocorrido entre o Reino Unido e a Argentina, em 1982. Na ocasião, o Chile, governado por Pinochet, teria auxiliado o Reino Unido, oferecendo informações e refúgio para as tropas.
A ex-primeira-ministra afirmou que Pinochet foi o responsável por levar a democracia ao Chile.
Por meio de um tradutor, o general disse que era uma honra recebê-la naquela casa "simples", acrescentando que a mesma era pequena, mas estava "cheia de gratidão" por ela.
Pinochet aguarda decisão da Justiça do Reino Unido sobre o pedido de extradição feito pelo juiz espanhol Baltasar Garzón.
No final do encontro, Thatcher posou para fotos ao lado do general e de sua família. Pinochet usava uma bengala e parecia bem.
O encontro aconteceu dois dias depois da divulgação da decisão da comissão jurídica da Câmara dos Lordes, o mais alto tribunal britânico, que determinou que o processo de extradição de Pinochet à Espanha pode prosseguir.
Se for extraditado, porém, ele só será julgado pelos crimes de tortura e conspiração ocorridos depois de setembro de 88, quando o Reino Unido incorporou a lei que admite processar acusados por crimes de tortura fora do território britânico.
Ontem, o juiz Baltasar Garzón apresentou 32 novos casos de tortura que poderiam ser anexados ao processo.


Texto Anterior: Acidente: Fogo em túnel entre Itália e França mata pelo menos 35
Próximo Texto: EUA: Kevorkian é culpado de assassinato
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.