|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
TRANSPORTES
Sistema viário proposto há 45 anos para ligar a Ásia à Europa começa a ganhar forma
Asiáticos planejam "nova Rota da Seda"
ELAINE KURTENBACH
DA ASSOCIATED PRESS, EM XANGAI
Começa a tomar forma, 45 anos
depois de primeiro ter sido proposta, uma versão moderna da
Rota da Seda que, na Antigüidade, ligava a Ásia à Europa. Trata-se de uma rede de rodovias e rotas
de ferryboat que tem 140 mil quilômetros de extensão e que irá ligar os dois continentes outra vez.
A agência de notícias chinesa
Xinhua anunciou que 23 países
asiáticos, entre os quais China, Japão e Coréia do Sul, assinaram
ontem o Acordo Rodoviário Asiático. Ele tem por objetivo construir um sistema viário que reduziria o isolamento de muitos países asiáticos que não têm saída
para o mar e criaria uma versão
moderna da rota que ligava a Ásia
à Europa por meio de caravanas.
Proposto pela primeira vez em
1959, mas adiado por décadas de
desconfiança resultantes da Guerra Fria, o projeto foi ratificado, em
princípio, por 32 países.
Ao mesmo tempo em que as telecomunicações aproximam os
diferentes pontos de planeta, a
realidade geográfica -desertos
extensos, cadeias montanhosas
inóspitas e selvas insuperáveis-
faz com que muitos países asiáticos ainda vivam isolados.
A Rodovia Asiática não seria
uma rodovia, mas todo um sistema de rotas terrestres e marítimas
que interligariam Tóquio à Turquia, o Butão à Bulgária.
Um mapa traçado pela ONU
das rodovias planejadas lembra
uma teia de aranha que se estende
entre a Finlândia e São Petersburgo, de um lado, e Khabarovsk e
Tóquio, do outro. Fios da teia se
estendem pela Turquia e atravessam a Ásia Central, passam pela
Índia e descem para o Sudeste
Asiático, até Bali (Indonésia).
Os grandes países, como Japão,
China, Coréia do Sul, Rússia e Índia, certamente se beneficiariam
dos vínculos comerciais que o sistema rodoviário poderia trazer.
Mas o projeto visa também ajudar
países menores a ganhar as cobiçadas rotas até portos marítimos.
Da maneira como a rede está
sendo visualizada, sete países sem
saída para o mar seriam incluídos: Butão, Cazaquistão, Quirguistão, Laos, Mongólia, Nepal e
Uzbequistão. Os países que são
ilhas seriam ligados ao continente
asiático por ferryboat.
O plano rodoviário faz parte de
um projeto mais amplo para melhorar todas as vias de transporte
na região. A maioria das estradas
já existe, mas precisa ser melhorada para alcançar o padrão internacional acordado.
Até agora, o financiamento da
maior parte dos trabalhos preliminares da Rodovia Asiática veio
do Japão. A previsão é que cheguem verbas de outros países, do
Banco Mundial e do Banco de Desenvolvimento Asiático.
Tradução de Clara Allain
Texto Anterior: Medo: País isola 500 pessoas para conter Sars Próximo Texto: Panorâmica - Explosão: EUA oferecem ajuda à Coréia do Norte Índice
|