São Paulo, sexta-feira, 27 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

saiba mais

Tratado reduziu armas na Europa

DA REDAÇÃO

O CFE -da sigla em inglês para Tratado sobre Forças Armadas Convencionais na Europa- foi assinado em 1990 pelos países que compunham então a Otan e o Pacto de Varsóvia. A Otan, ainda existente, é a aliança militar ocidental, e o pacto congregava os países do Leste Europeu sob a esfera da antiga União Soviética.
O CFE determinava a redução e a realocação de boa parte dos equipamentos militares dispostos na região da Europa entre o oceano Atlântico e os montes Urais. O tratado instaurou um regime de inspeção do desmantelamento e retirada desses armamentos. Seu principal legado foi a destruição ou desativação de mais de 50 mil peças de equipamento militar até 1995.
Em 1999, o CFE foi renegociado, tendo sido acrescentada a ele uma solicitação para que a Rússia retirasse suas tropas da Geórgia e de Moldova, ex-repúblicas soviéticas. Moscou nunca chegou a atender inteiramente a essa solicitação, e o novo tratado não foi ratificado pela maioria dos signatários de sua primeira versão.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Surpreendidos com discurso, Otan e EUA tentam decodificar retórica russa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.