São Paulo, terça-feira, 27 de julho de 2004

Próximo Texto | Índice

ELEIÇÃO NOS EUA

Presença do ex-presidente e da senadora atrai atenção no 1º dia do evento que tem Kerry como estrela

Bill e Hillary roubam cena na convenção

FERNANDO CANZIAN
ENVIADO ESPECIAL A BOSTON

Principais estrelas democratas do momento, Bill e Hillary Clinton roubaram ontem a cena do primeiro dia da 44ª Convenção Nacional Democrata, em Boston.
Escalados para discursar na noite de abertura, o casal começou a agitar a cidade ainda no domingo, provocando filas imensas em seções de autógrafos de seus livros e participando das principais festas democratas na cidade.
Bill e Hillary se apresentaram logo na primeira noite da convenção para não ofuscar John Kerry, que só deve voltar a Boston amanhã para receber a nomeação oficial do partido no dia seguinte.
Considerada a principal alternativa democrata em 2008 caso Kerry seja derrotado por George W. Bush em 2 de novembro, Hillary procurou reforçar ontem o discurso do partido.
"O objetivo comum de eleger Kerry e derrotar Bush uniu todas as facções mais improváveis do Partido Democrata. Nunca estivemos tão fortes quanto agora", disse a senadora por Nova York.
Considerado bem mais carismático que Kerry, Bill Clinton procurou ser ainda mais reservado para não atrapalhar a festa. "Gosto muito do modo como John Kerry se relaciona com o eleitor. Meu papel aqui é fazer um discurso e cair fora da cidade."
Em campanha na Flórida, Kerry elogiou o governo de Clinton (1993-2001) e a "mensagem positiva" do ex-presidente que vem permeando a atual convenção.
Segundo o presidente do Comitê Nacional Democrata, Terence McAuliffe, o objetivo do evento é "apresentar Kerry aos indecisos e mostrar o otimismo" do partido. "Em relação a Bush, vamos bater nele só um pouquinho."
Apesar de já ter gastado mais de US$ 85 milhões em anúncios de TV para apresentar Kerry aos eleitores, o Partido Democrata estima que entre 10% a 20% do eleitorado ainda conhece "muito pouco" o candidato. Hoje, Kerry está numa situação de empate técnico com Bush nas pesquisas.
No meio da tarde, algumas centenas dos 4.353 delegados democratas que vão apontar Kerry formalmente candidato já ocupavam o FleetCenter, palco do evento no centro de Boston.
Houve pequenos shows, rápidas apresentações de comediantes e discursos de figuras menores do partido durante toda a tarde para entreter os presentes até a noite, quando os principais discursos começariam.
Além do casal Clinton, o ex-presidente Jimmy Carter (1977-81) e Al Gore, democrata derrotado por Bush em 2000, também discursaram na primeira noite.
Do lado de fora, o forte esquema de segurança retardou a entrada dos participantes. Várias ruas permaneceram fechadas e vigiadas. Os transtornos no trânsito, alguns protestos esparsos e o fato de as principais estações de metrô terem sido fechadas levou dezenas de empresas a encurtarem o horário do expediente.


Próximo Texto: Bostonianas: Mulher de Kerry manda repórter "enfiar" pergunta
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.