São Paulo, terça-feira, 27 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ANÁLISE

WikiLeaks pode ser alvo de processo militar por parte dos EUA

ANDRÉ LOBATO
DE SÃO PAULO

Ao afirmar que o WikiLeaks contraria a segurança nacional dos EUA, o governo americano sinaliza que quer tirar o caso da esfera civil e levar para a militar, opina Ronaldo Lemos, do Centro de Tecnologia e Sociedade da Fundação Getúlio Vargas.
Na esfera civil, o WikiLeaks não seria condenado porque a lei americana prevê pena para quem oferece o conteúdo, e não para quem publica, diz .
Apesar de os servidores do site estarem na Suécia, a Casa Branca pode processar os responsáveis pelo "mero fato de o site estar disponível nos EUA". O caso, diz, é simbólico na tensão existente no Ocidente entre a liberdade de expressão e o que os Estados consideram como sendo um risco à segurança.
Essa batalha, afirma a advogada especializada em direito digital Patrícia Peck, já vem sendo ganha pelos governos: "Do 11 de Setembro para cá, começou a ser publicada uma série de normas para viabilizar um trabalho bem mais intrusivo do FBI, principalmente, e de outras agências".


Texto Anterior: Sob fogo amigo, Casa Branca se defende
Próximo Texto: Saiba mais: Crime de guerra viola direitos de populações civis
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.