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ACIDENTE
Airbus se choca contra em colina em região afetada por fumaça de queimadas de florestas; não há sobreviventes
Avião cai na Indonésia e mata 234
das agências internacionais
Um Airbus indonésio caiu on
tem no norte de Sumatra (Indoné
sia) matando todas as 234 pessoas
a bordo. A área onde ocorreu o aci
dente está há vários dias envolta
numa densa fumaça provocada
por queimadas de florestas.
Ainda não havia sido determina
do até a noite de ontem se a fumaça
contribuiu para o acidente.
Há muita lama e água no local do
desastre. O pessoal de resgate teve
bastante dificuldade para chegar
aos destroços do Airbus A-300 B-4
da empresa indonésia Garuda Air
lines. Cerca de 60 corpos foram re
tirados do local ontem, e o traba
lho recomeçaria hoje pela manhã.
O diretor-presidente da Garuda,
Supandi, disse que a companhia
vai investigar as causas do aciden
te. A empresa fabricante do avião,
a European Airbus Industrie, está
enviando uma equipe para o local.
Supandi disse que o avião estava
chegando ao aeroporto de Polo
nia, em Medan, depois de ter saído
de Jacarta (capital), quando caiu,
às 13h55 (2h55 em Brasília).
Segundo Supandi, a visibilidade
no local no momento da queda era
de 500 a 600 metros e, apesar da
nuvem de fumaça, o aeroporto es
tava aberto normalmente.
Um jornalista no local disse que
o avião se partiu em dois quando
bateu contra uma colina com
plantações de coco e banana e pe
gou fogo. Testemunhas citadas pe
lo Ministério dos Transportes afir
maram que o avião voava em baixa
altitude na hora do acidente. Ou
tras testemunhas disseram que o
avião explodiu no ar antes de bater
e se partiu em pedaços.
Segundo o ministério, funcioná
rios do aeroporto de Medan afir
maram que as condições climáti
cas eram boas para o pouso, apesar
da densa fumaça na região.
O presidente indonésio, Suhar
to, ordenou ao Ministério dos
Transportes a realização de uma
investigação rigorosa.
"Nós lamentamos (o acidente) e
estamos tomados pela tristeza",
disse Supandi numa entrevista co
letiva no aeroporto de Jacarta. Ele
disse que a Garuda vai transportar
parentes das vítimas para Medan
hoje. "A Garuda assume toda a
responsabilidade", disse Supandi,
que colocou um Boeing-747 à dis
posição dos familiares das vítimas.
A agência oficial de notícias do
país, a "Antara", afirmou que ha
via seis japoneses e dois america
nos a bordo. A lista de passageiros
indica que podia haver mais es
trangeiros a bordo, mas suas na
cionalidades ainda não haviam si
do determinadas. A agência de no
tícias "Bernama", da Malásia,
afirmou haver vários malasianos a
bordo. Um dos principais empre
sários da Indonésia, Polar Yanto
Tanoto, também estava no vôo.
A Indonésia, espalhada por cerca
de 17,5 mil ilhas, depende muito
do transporte aéreo, embora espe
cialistas internacionais costumem
fazer críticas ao padrão de treina
mento e manutenção do setor de
aviação do país.
Em julho passado, um Fokker
F-27 da Sempati Air caiu pouco de
pois de decolar de Bandung (Java
Ocidental), matando 30 pessoas.
Um McDonnell Douglas DC-10
da Garuda pegou fogo depois de
abortar uma decolagem no aero
porto de Fukuoka, no Japão, em
junho de 1996, matando pelo me
nos 3 pessoas e ferindo 99.
O pior desastre aéreo da Indoné
sia até ontem era a queda de um
Hércules C-130 num subúrbio de
Jacarta, em 1992, matando 136 pes
soas.
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