São Paulo, sábado, 27 de setembro de 1997.



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ACIDENTE
Airbus se choca contra em colina em região afetada por fumaça de queimadas de florestas; não há sobreviventes
Avião cai na Indonésia e mata 234

das agências internacionais

Um Airbus indonésio caiu on tem no norte de Sumatra (Indoné sia) matando todas as 234 pessoas a bordo. A área onde ocorreu o aci dente está há vários dias envolta numa densa fumaça provocada por queimadas de florestas.
Ainda não havia sido determina do até a noite de ontem se a fumaça contribuiu para o acidente.
Há muita lama e água no local do desastre. O pessoal de resgate teve bastante dificuldade para chegar aos destroços do Airbus A-300 B-4 da empresa indonésia Garuda Air lines. Cerca de 60 corpos foram re tirados do local ontem, e o traba lho recomeçaria hoje pela manhã.
O diretor-presidente da Garuda, Supandi, disse que a companhia vai investigar as causas do aciden te. A empresa fabricante do avião, a European Airbus Industrie, está enviando uma equipe para o local.
Supandi disse que o avião estava chegando ao aeroporto de Polo nia, em Medan, depois de ter saído de Jacarta (capital), quando caiu, às 13h55 (2h55 em Brasília).
Segundo Supandi, a visibilidade no local no momento da queda era de 500 a 600 metros e, apesar da nuvem de fumaça, o aeroporto es tava aberto normalmente.
Um jornalista no local disse que o avião se partiu em dois quando bateu contra uma colina com plantações de coco e banana e pe gou fogo. Testemunhas citadas pe lo Ministério dos Transportes afir maram que o avião voava em baixa altitude na hora do acidente. Ou tras testemunhas disseram que o avião explodiu no ar antes de bater e se partiu em pedaços.
Segundo o ministério, funcioná rios do aeroporto de Medan afir maram que as condições climáti cas eram boas para o pouso, apesar da densa fumaça na região.
O presidente indonésio, Suhar to, ordenou ao Ministério dos Transportes a realização de uma investigação rigorosa.
"Nós lamentamos (o acidente) e estamos tomados pela tristeza", disse Supandi numa entrevista co letiva no aeroporto de Jacarta. Ele disse que a Garuda vai transportar parentes das vítimas para Medan hoje. "A Garuda assume toda a responsabilidade", disse Supandi, que colocou um Boeing-747 à dis posição dos familiares das vítimas.
A agência oficial de notícias do país, a "Antara", afirmou que ha via seis japoneses e dois america nos a bordo. A lista de passageiros indica que podia haver mais es trangeiros a bordo, mas suas na cionalidades ainda não haviam si do determinadas. A agência de no tícias "Bernama", da Malásia, afirmou haver vários malasianos a bordo. Um dos principais empre sários da Indonésia, Polar Yanto Tanoto, também estava no vôo.
A Indonésia, espalhada por cerca de 17,5 mil ilhas, depende muito do transporte aéreo, embora espe cialistas internacionais costumem fazer críticas ao padrão de treina mento e manutenção do setor de aviação do país.
Em julho passado, um Fokker F-27 da Sempati Air caiu pouco de pois de decolar de Bandung (Java Ocidental), matando 30 pessoas.
Um McDonnell Douglas DC-10 da Garuda pegou fogo depois de abortar uma decolagem no aero porto de Fukuoka, no Japão, em junho de 1996, matando pelo me nos 3 pessoas e ferindo 99.
O pior desastre aéreo da Indoné sia até ontem era a queda de um Hércules C-130 num subúrbio de Jacarta, em 1992, matando 136 pes soas.



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