São Paulo, quarta-feira, 27 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TAILÂNDIA

78 pessoas detidas morrem asfixiadas
Pelo menos 78 pessoas morreram no sul da Tailândia depois de terem sido presas durante uma manifestação anteontem. Segundo o Ministério da Justiça, elas morreram por asfixia ao ficarem prensadas umas contra as outras nos caminhões que as levariam a um centro de detenção.
Autoridades disseram que os presos estavam enfraquecidos devido ao jejum em respeito ao Ramadã (mês sagrado muçulmano). "Ninguém fez nada a eles", disse Thaksin Shinawatra, o premiê do país de maioria religiosa budista.
As mortes são o incidente mais violento no sul desde abril, quando forças de segurança mataram 107 militantes que haviam atacado um posto policial. A população da região, predominantemente muçulmana, se diz discriminada pelo governo e apóia um movimento separatista.
Os mortos faziam parte de uma multidão que se reuniu para exigir a libertação de seis muçulmanos acusados de fornecer armas a separatistas. Ao reprimir, a polícia matou seis pessoas e prendeu centenas de manifestantes.


Texto Anterior: América Latina: Anúncio do fim da circulação do dólar provoca filas e preocupação em Cuba
Próximo Texto: Paquistão: Proposta de Musharraf sobre Caxemira é recusada
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.