São Paulo, sábado, 27 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Risco de invasão turca é iminente, afirma premiê

DA REDAÇÃO

O premiê da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, afirmou ontem que o país pode invadir o Iraque "a qualquer momento" para realizar ações contra os rebeldes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK). "O momento é muito delicado. Não sei por que deveríamos esperar minha visita aos EUA [para invadir]", afirmou.
Erdogan negou, assim, que o país suspendeu a decisão sobre a operação até 5 de novembro, data em que ele deverá se reunir com o presidente americano, George W. Bush, em Washington. O adiamento fora sugerido pouco antes pelo comandante das Forças Armadas da Turquia, general Yasar Buyukanit.
Representantes turcos se reuniram ontem com uma delegação iraquiana em Ancara e exigiram a extradição de líderes do PKK. Segundo a TV CNN-Turk, os turcos pediram o envio de 153 rebeldes para o país, mas o Iraque disse que só pode entregar 18.
Já os EUA não farão "absolutamente nada" para resolver a questão, disse o general americano Benjamin Mixon. A invasão colocaria Washington diante de um dilema: apoiar Ancara, sua aliada na Otan, ou Bagdá, cujo país ocupa.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Curdistão vive misto de euforia e medo
Próximo Texto: EUA adiam lei sobre genocídio armênio
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.