UOL


São Paulo, quinta-feira, 27 de novembro de 2003

Texto Anterior | Índice

Wilhelm Reich inventou aparelho sexual há 50 anos

DA REPORTAGEM LOCAL

Desde a publicação de "A Função do Orgasmo" (1927), o psicanalista austríaco Wilhelm Reich (1897-1957) teve seu nome associado a uma visão original e sempre controvertida da sexualidade humana.
Nos EUA desde 1939, construiu um aparelho dentro do qual o paciente teria certas energias estimuladas, superaria bloqueios e neuroses e chegaria ao orgasmo. Reich esbarrou no puritanismo americano e não conseguiu demonstrar, segundo padrões científicos, a dimensão física e biológica da chamada "energia orgone".
Seria leviano situá-lo entre os charlatães que desvirtuaram os conhecimentos teóricos reunidos pela psicologia no século 20. Reich tinha histórico e estofo doutrinário. Atraído pelas teorias de Sigmund Freud, concebeu a repressão ao desejo como um fato político. Inspirou no Partido Comunista Alemão a tendência Sex-Pol.
Para essa facção, a libertação econômica do projeto socialista deveria também acabar com a "repressão burguesa" que obstruía a sexualidade e a instrumentalizava como função reprodutiva. Essa dimensão dos trabalhos de Reich fez dele um dos autores mais publicados e discutidos na chamada revolução sexual dos anos 60.
(JOÃO BATISTA NATALI)


Texto Anterior: Sexo: Faltam cobaias para "máquina de orgasmo"
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.