São Paulo, quarta-feira, 28 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil quer limitar visita de asiáticos a granjas

DA REDAÇÃO

O Ministério da Agricultura determinou a suspensão da entrada de aves, produtos e subprodutos do Japão, do Vietnã e da Coréia do Sul e aconselhou os produtores a "restringir as visitas de pessoas procedentes desses países a estabelecimentos avícolas nacionais."
Segundo a assessoria de imprensa do ministério, a recomendação contra essas visitas é para evitar que uma pessoa portadora do vírus passe a doença para animais brasileiros, e não devido à ameaça de bioterrorismo.
Ainda de acordo com a assessoria, a proibição de importação se estende automaticamente a outros países com surtos epidêmicos da lista da Organização Mundial para a Saúde Animal.
A decisão terá pouco efeito prático, já que o Brasil importa apenas carne de frango argentina -e em quantidades irrisórias.

Ganhos comerciais
O Brasil, que já tinha fortes razões para prever aumento de exportações de carne de frango com a ocorrência do primeiro caso de vaca louca nos EUA, pode abocanhar uma fatia ainda maior do mercado externo neste ano com a gripe do frango na Ásia.
As previsões do início deste mês, devido à vaca louca, eram de evolução de 10% nas vendas externas brasileiras. Os brasileiros não devem repetir a média de crescimento de 28% ao ano de 2001 a 2003, mas seguramente as previsões iniciais de 10% devem estar subestimadas com a saída da Tailândia do mercado -o país era o quarto maior exportador.
A "influenza aviária", que já passou por duas dezenas de países desde 1991, o mais próximo que chegou do Brasil foi no Chile, em 2002.


Texto Anterior: Vírus real: Gripe do frango chega à China e ao Laos
Próximo Texto: Vírus virtual: Vírus transmitido por e-mail causa alerta mundial
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.