São Paulo, sábado, 28 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IGREJA

Nos EUA, 4% dos padres abusaram de mais de 10 mil crianças, afirma relatório
De acordo com estudo divulgado ontem, 10.667 crianças disseram ter sido molestadas por padres da Igreja Católica nos EUA. O relatório, feito por pesquisadores da Faculdade de Justiça Criminal John Jay, de Nova York, revelou que as crianças foram abusadas por 4.392 padres, cerca de 4% do total no país, entre 1950 e 2002. A maior parte das vítimas é do sexo masculino, com idades entre 11 e 14 anos. Os abusos descritos vão de toques por cima da roupa até relações sexuais.
Outro estudo revelado ontem, de um grupo de destacados católicos, apontou problemas sistêmicos na maneira como candidatos à carreira religiosa são escolhidos e formados. Os relatórios fizeram com que Wilton Gregory, presidente da Conferência dos Bispos Católicos dos EUA, fizesse um pedido de desculpas. Vítimas reclamaram que os relatórios pouco falam dos bispos que permitiram que os padres cometessem os abusos.


Texto Anterior: França: Papa defende uso de símbolos religiosos
Próximo Texto: Espanha: Centro-direita é favorita em eleição
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.