São Paulo, segunda-feira, 28 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VENEZUELA

Chávez ameaça expropriar a maior siderúrgica do país

DA REDAÇÃO

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, ameaçou ontem expropriar a maior siderúrgica do país, a Sidor, por requerer, segundo ele, compensações excessivas por sua nacionalização.
Chávez disse que não poderia ajudar, mas apenas rir, quando ouviu que a Ternium S.A. -companhia baseada em Luxemburgo e que detém 60% da Sidor- está pedindo pelo menos US$ 4 bilhões para ceder a sua parte.
"Não vou pagar US$ 4 bilhões por essa companhia", afirmou em seu pronunciamento dominical em rádio e TV. "Se não querem chegar a um acordo conosco, assinarei um decreto de expropriação. Terei controle imediato sobre ela", concluiu.
Chávez anunciou a nacionalização da Sidor no início de abril, depois de meses de negociações tensas entre a companhia e seus funcionários, que pediam melhores salários e mais benefícios.
O governo Venezuela detém 20% da Sidor, enquanto os 20% restantes estão nas mãos de funcionários da siderúrgica.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Oposição aceita pedido de diálogo com Morales
Próximo Texto: Haiti: Alto funcionário do BID é nomeado premiê
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.