UOL


São Paulo, quarta-feira, 28 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAÚDE

Bush assina ajuda de US$ 15 bi para o combate à Aids na África e no Caribe
O presidente dos EUA, George W. Bush, assinou ontem uma lei que cria um fundo de US$ 15 bilhões para financiar o combate à Aids na África e no Caribe. A África concentra 30 milhões dos 42 milhões de infectados com o vírus da Aids em todo o mundo.
"Estamos cumprindo uma obrigação moral", disse Bush na cerimônia de assinatura, na qual comparou o combate à Aids aos esforços de reconstrução da Europa após a Segunda Guerra (1939-45). Ele desafiou ainda a Europa a "igualar o generoso compromisso dos EUA".
A iniciativa americana foi elogiada por ativistas internacionais contra a Aids, mas também recebeu criticas por ter sido considerada "insuficiente". Os EUA foram o único dos 144 membros da Organização Mundial do Comércio a bloquear, em dezembro, um acordo para eximir os países pobres do pagamento de licenças para ter acesso, a preços baixos, aos medicamentos para combater pandemias.


Texto Anterior: Panorâmica - União Européia: Grandes países são acusados de tentar utilizar reforma para fortalecer-se
Próximo Texto: Tchetchênia: Dez soldados russos são mortos
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.