São Paulo, sábado, 28 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BOLÍVIA

Morales apóia cocaleiros após expulsão de agência dos EUA

DA REDAÇÃO

O presidente da Bolívia, Evo Morales, disse ontem que está orgulhoso dos camponeses da região cocaleira de Chapare, por terem expulsado a agência de cooperação americana Usaid, a qual acusam de conspirar contra o governo. Funcionários do órgão deixaram Chapare, no departamento de Cochabamba, após ameaças dos sindicatos de cocaleiros.
Para Morales, a ação regional é "parte de uma rebelião crescente contra o império [americano]". "A Usaid encabeça uma campanha suja, uma conspiração contra o governo", disse o presidente, que começou a carreira política como líder dos plantadores de coca. Um porta-voz do Departamento de Estado dos EUA afirmou que as declarações foram "inamistosas e lamentáveis".
Os cocaleiros também decidiram expulsar de Chapare todas as agências associadas à Usaid, exceto as dedicadas a combater o narcotráfico. O plantio da coca é legal no país para fins tradicionais.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Narcotráfico: EUA aprovam US$ 1,4 bi para combate às drogas no México
Próximo Texto: Governo do Zimbábue coage eleitores, dizem testemunhas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.