São Paulo, domingo, 28 de junho de 1998

Texto Anterior | Índice

DEVOÇÃO
Grupo deve caminhar 10 mil km
Peregrinos atravessam a Rússia a pé

PHIL REEVES
do "The Independent", em Moscou

Está acontecendo na Rússia uma peregrinação que, se for levada a cabo, vai superar até mesmo as proezas do andarilho Rasputin, o mestre espiritual que hipnotizou a corte do último czar, Nicolau 11, e sua mulher, Alexandra.
Os historiadores questionam os supostos feitos de Rasputin, um camponês da Sibéria que afirmou que a Virgem Maria o inspirou a fazer uma peregrinação até Jerusalém. Mas parece que ele de fato caminhou por boa parte da Rússia, juntando-se à multidão de clérigos, profetas autoproclamados e excêntricos de diversas estirpes que perambulavam pelo país.
Um século mais tarde, Rasputin está prestes a ser superado. Um pequeno grupo de peregrinos cristãos ortodoxos partiu de Vladivostok, às margens do mar do Japão, para caminhar até Moscou -um percurso de 10 mil km.
Carregando ícones durante todo o percurso, eles prevêem caminhar cerca de 32 quilômetros por dia, chegando a Moscou pouco após a virada do milênio, no dia 7 de janeiro (o Natal dos cristãos ortodoxos) do ano 2000.
Como os clérigos andarilhos da era de Rasputin, os peregrinos pretendem batizar bebês, converter pessoas a sua religião e celebrar casamentos nas cidades e nos povoados pelos quais vão passar. A viagem os fará atravessar sete fusos horários e uma paisagem inclemente, na qual a temperatura chega a cair para 45 graus Celsius negativos. "É para lembrar às pessoas que elas são russas", disse ao jornal "Vladivostok News" um dos participantes do grupo, Mikhail Alexandrov, 41 anos. "Nós o faremos para retornar à nossa base, a única base que o povo russo possui: a fé ortodoxa. Apenas a fé pode fortalecer nossa pátria e restaurar a força de nosso povo."
Contrastando com a era soviética, quando a igreja sofria restrições e até repressão, o grupo foi saudado, na partida, pelo governador regional, por um representa do Kremlin e pelo chefe do serviço de segurança local.


Tradução de Clara Allain



Texto Anterior | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.