São Paulo, segunda-feira, 28 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÉXICO

Tribunal julga hoje pedidos de impugnação das eleições

DA REDAÇÃO

O Tribunal Federal Eleitoral do México (Trife) anunciou que julgará hoje os 375 recursos contra irregularidades na eleição presidencial de 2 de julho. Após decidir se haverá impugnação de votos, o Trife deve anunciar o resultado da recontagem das urnas onde foram apontadas fraudes. Foram recontados os votos de 9% das urnas, quase 4 milhões de votos.
A recontagem e as impugnações podem alterar o resultado final. O conservador Felipe Calderón, ex-ministro de Energia, tem uma vantagem de apenas 240 mil votos, 0,58 ponto percentual.
O segundo colocado, o esquerdista Andrés Manuel López Obrador, ex-prefeito da Cidade do México, denunciou fraudes e lidera um movimento de "resistência civil". A principal avenida da Cidade do México, o Paseo de la Reforma, e sua maior praça, o histórico Zócalo, estão bloqueados há quase um mês por simpatizantes de López Obrador.
O tribunal ainda não deve proclamar o vencedor hoje - o prazo termina em 6 de setembro. Mas o resultado anunciado pelos sete juízes do Trife pode dar um sinal de como terminará a disputa.
Se a diferença entre Calderón e López Obrador ficar ainda mais reduzida, provando que votos para o esquerdista "sumiram" do resultado oficial, López Obrador ganhará novo fôlego para continuar a exigir recontagem total e anulação da eleição.
Se com a nova recontagem, o resultado permanecer inalterado, é mais provável que Calderón seja declarado vencedor em poucos dias.


Texto Anterior: Furacão: Ernesto, o 1º da temporada, causa emergência na Flórida
Próximo Texto: Áustria: Mãe pede para ver filha seqüestrada
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.