São Paulo, terça-feira, 28 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CHILE

Filha de Pinochet se elege vereadora independente

DE BUENOS AIRES

Com a segunda maior votação, a filha mais velha do ex-ditador chileno Augusto Pinochet (1973-90) foi eleita vereadora na cidade de Vitacura nas eleições municipais chilenas do último domingo.
Lucía Pinochet Hiriart se apresentou como candidata independente, pois a Aliança pelo Chile, base política do ditador durante seu governo, não apoiou sua candidatura.
"Fui sozinha contra o mundo, contra a Aliança e a Concertação [coalizão de centro-esquerda da presidente Michelle Bachelet], só com o apoio de gente amiga", afirmou Lucía após votar.
No resultado geral, Concertação oficialista perdeu espaço para a Aliança direitista. Ganhou em número de vereadores, mas perdeu em prefeituras pela primeira vez desde 1990 (recuou de 203 a 147; a Aliança saltou de 104 a 140). Bachelet disse ontem que a coalizão "deve renovar-se" e anunciou mudança de gabinete para novembro, visando as presidenciais de 2009.
(ADRIANA KÜCHLER)



Texto Anterior: Paraguai: Governo reforça policiamento para plantio de brasiguaios
Próximo Texto: Guerra civil no Congo: Civis hostilizam militares da ONU por não darem proteção
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.