São Paulo, quinta-feira, 28 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ÁSIA

Guterres agiu em favor de Jacarta

Indonésia condena réu por massacre em Timor

DA REDAÇÃO

A Justiça da Indonésia condenou ontem a dez anos de prisão Eurico Guterres, um dos mais importantes líderes milicianos que combateram o levante da população de Timor Leste contra a ocupação indonésia em 1999.
"Os juízes consideraram o acusado culpado por graves violações dos direitos humanos e por crimes contra a humanidade", disse o juiz Herman Hutapea. Segundo o magistrado, as ações de Guterres provocaram a morte de civis.
Ativistas dos direitos humanos em Timor Leste e na Indonésia criticaram o veredicto por considerá-lo ameno. A pena foi a mínima para esse tipo de crime.
Guterres é o mais conhecido líder paramilitar timorense recrutado pelo Exército indonésio para combater os defensores da independência de Timor Leste. Para as vítimas, o nome de Guterres é sinônimo da violência nos últimos dias de ocupação do território.
A sentença de Guterres foi a mais dura dos julgamentos de autoridades do governo e milicianos que estão sendo realizados pela Justiça da Indonésia.
Eles são acusados de ter incitado e cometido atos de violência após referendo que aprovou a independência do território em agosto de 1999.
O condenado ouviu impacientemente a sentença. "Estou confuso sobre a condenação", disse o miliciano a jornalistas. Segundo ele, autoridades de segurança da Indonésia é que deveriam estar sendo condenadas. Ele afirmou que apelará da decisão. Assim, Guterres poderá permanecer livre enquanto a Suprema Corte de Jacarta estuda o seu caso.
A ONU acusa o Exército da Indonésia e as milícias por ele apoiadas de serem as responsáveis pela violência na época do referendo das Nações Unidas que foi vencido pelos partidários da independência. Cerca de 2.000 civis morreram e 250 mil tiveram de deixar as suas casas.
Timor Leste se tornou totalmente independente em maio deste ano, após um período de transição sob a tutela da ONU.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Schröder autoriza EUA a usar bases em solo alemão
Próximo Texto: Europa: Deficiente mental tenta sequestrar avião
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.