São Paulo, sábado, 28 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NOVA LIDERANÇA

Comissão Europeia entrega cargos a França e Alemanha

DA REDAÇÃO

O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, anunciou ontem os demais 25 membros de sua equipe, após intenso lobby que garantiu postos-chave do organismo aos países mais poderosos do bloco.
A França superou a resistência britânica e obteve a pasta que havia solicitado, de Mercado Interno, que supervisionará a circulação de bens e serviços e a regulação financeira na União Europeia -tema sensível e crucial para o bloco no período pós-crise econômica. O titular será o ex-chanceler Michel Barnier.
O alemão Guenter Öettinger ganhou a pasta de Energia, como havia sido pleiteado por Berlim -que provavelmente também tentará obter a presidência do Banco Central europeu em 2011.
A Itália terá a pasta de Indústria, enquanto o progressista finlandês Olli Rehn se ocupará dos assuntos econômicos do bloco, posto importante na recuperação da economia europeia.
Entre os indicados também se destaca a dinamarquesa Connie Hedegaard, para o recém-criado cargo de comissária do Clima.
"Em cinco anos [tempo do mandato], quero que essa Comissão tenha sido crucial em liderar a Europa para fora da crise econômica e para uma economia competitiva, de crescimento sustentável", disse Barroso, que com as nomeações de ontem parecia ter aplacado os anseios dos principais países do bloco.
A Comissão terá papel importante na regulação da UE e na elaboração de leis para o bloco. A maioria dos nomes indicados -que passarão por escrutínio do Parlamento Europeu, em janeiro, quando inicia seu mandato- é de perfil conservador.
No dia 19, foram nomeados o presidente da comissão, o belga Herman Van Rompuy, e a chanceler, a britânica Catherine Ashton.

Com agências internacionais e o "Financial Times"



Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Guerra afegã: Ministro alemão cai por caso de morte de civis
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.