UOL


São Paulo, domingo, 28 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IRAQUE OCUPADO

Insurgência atinge bases militares, uma delegacia e o gabinete do prefeito; 6 soldados da coalizão morrem

Ataques coordenados matam 13 em Karbala

DA REDAÇÃO

Armados com carros-bomba, morteiros e metralhadoras, insurgentes lançaram ontem três ataques coordenados contra bases das forças da coalizão ocupante, uma delegacia e o gabinete do prefeito de Karbala (sul). Segundo militares e médicos, seis soldados da coalizão, seis policiais iraquianos e um civil foram mortos -mais de 170 se feriram.
"Foi um ataque intenso e coordenado, em grande escala e para causar muito dano", disse o major polonês Andrzej Tyszkiewicz, chefe da força multinacional responsável pela segurança local.
O major afirmou que cinco soldados feridos estão em estado grave. Segundo o governo tailandês, dois soldados de seu país estão entre os mortos. De acordo com o governo búlgaro, quatro soldados do país também morreram e vários ficaram feridos.
"Quatro carros-bomba foram utilizados, assim como lança-granadas e armas de pequeno porte. Reagimos com forças de ataque rápido e dez helicópteros", detalhou Tyszkiewicz. O militar disse que os motoristas de três carros-bomba foram mortos pouco antes de chegar às bases da coalizão, onde os ataques feriram 35.
Um carro-bomba explodiu em frente à maior delegacia da cidade, causando a morte dos seis policiais e do civil. Segundo Ali al Arzawi, vice-diretor do Hospital Geral de Karbala, 135 pessoas, entre civis e policiais iraquianos também ficaram feridos. Dois homens foram detidos minutos depois desse ataque.
"Foram tipos diferentes de ataques, em locais distintos", disse o major Ralph Manos, porta-voz da força multinacional, acrescentando que, além das bases e da delegacia, o gabinete do prefeito também foi atingido por tiros de metralhadora, sem deixar feridos.
As bases atingidas, localizadas no campus da Universidade de Karbala, são supervisionadas pelas tropas búlgaras. Segundo testemunhas iraquianas, um dos veículos usados na ofensiva era um carro-pipa, que, após ter seu motorista atingido por disparos, explodiu ao se chocar contra um muro da universidade.
Segundo o coronel Adam Stasinski, porta-voz do Ministério da Defesa da Polônia, uma das bases atingidas serve de QG para planejamento logístico da região.
Karbala é uma das maiores cidades do sul do Iraque, considerada sagrada para os xiitas e destino de milhares de peregrinos.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Tragédia: Irã luta para salvar soterrados por tremor
Próximo Texto: Itália: Berlusconi nega fala sobre ataque contra Vaticano
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.