São Paulo, quinta-feira, 28 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Morre Gerald Ford, presidente dos EUA

Republicano que sucedeu Nixon após o Watergate foi o único a chegar à Presidência sem se eleger para a Casa Branca

Crise do petróleo e fim da Guerra do Vietnã marcaram mandato de 30 meses; morto aos 93, Ford foi líder mais longevo dos EUA

VINÍCIUS QUEIROZ GALVÃO
DE NOVA YORK

Morreu aos 93 anos, de causas não reveladas, o presidente americano Gerald R. Ford (1974-1977), único líder não-eleito da história dos EUA. Segundo comunicado de seu gabinete, Ford -que governou os EUA em meio à convulsão política causada pela renúncia de Richard Nixon- "morreu em paz" na noite de anteontem, em seu rancho, na Califórnia.
Ao assumir o cargo, em 9 de agosto de 1974, Ford disse, segundo registra o site oficial da Casa Branca: "Assumo a Presidência sob circunstâncias extraordinárias. É um momento histórico que mexe com nossas cabeças e machuca nossos corações". Referia-se à renúncia do republicano Nixon, derrubado por acusações de usar escutas ilegais contra adversários políticos, no escândalo conhecido como Watergate.
Ford havia sido escolhido como vice pelo próprio Nixon entre os congressistas de seu partido e assumira o cargo em dezembro de 1973, após a queda do então vice-presidente Spiro Agnew por denúncias de conspiração, extorsão e suborno.
Na decisão mais controversa de seu mandato, um mês depois de assumir a Presidência, Ford concedeu perdão político a todos os crimes cometidos por Nixon, o que, segundo analistas, custou-lhe a eleição de 1976, vencida pelo democrata Jimmy Carter.
O anúncio da morte foi feito pela viúva, Betty Ford. "Minha família me acompanha ao compartilhar a dura notícia de que Gerald Ford, nosso querido marido, pai, avô e bisavô, faleceu aos 93 anos. Sua vida esteve repleta de amor a Deus, à sua família e ao seu país", disse, sem citar a causa da morte.
Ford foi o presidente mais longevo dos EUA, superando em um mês o republicano Ronald Reagan (1981-1989), que também morreu aos 93, em junho de 2004.
Nos últimos anos, Ford teve diversos problemas de saúde. Em meados de agosto passado, colocou um marca-passo. Logo depois foi submetido a uma angioplastia e fez uma cirurgia para desobstrução das artérias. Ficou uma semana internado em outubro.

Vietnã e crise do petróleo
Durante os 30 meses no poder, Ford tentou recuperar a economia em recessão, ainda afetada pela primeira crise do petróleo, reduzir a inflação e o desemprego.
Também confirmou sua imagem de conservador moderado na política interna e de internacionalista na política externa.
Foi no governo Ford, o 38º presidente dos EUA, que a Guerra do Vietnã chegou ao fim, com a queda de Saigon, em abril de 1975, após dez anos de envolvimento americano.
No mesmo ano, seria vítima de duas tentativas de assassinato. Lynette Fromme, seguidora da seita satânica de Charles Manson, foi presa quando apontava uma pistola carregada na direção do presidente, na Flórida. Duas semanas depois, Sara Jane Moore, que se dizia "revolucionária", tentou atirar em Ford na Califórnia. As duas foram condenadas à prisão perpétua.
Antes de chegar à Casa Branca, Ford foi deputado por 25 anos. Entre 1965 e 1973, foi líder da minoria republicana na Câmara.

Repercussão
De seu rancho no Texas, o presidente George W. Bush disse lamentar a morte do predecessor, a quem atribuiu "bom senso e integridade". "Para uma nação que precisava cicatrizar e um gabinete que precisava de uma mão calma e estável, Gerald Ford veio quando mais precisávamos dele", declarou.
Bush pai, que foi diretor da CIA e diplomata na administração Ford, ligou para a viúva para expressar condolências.
O atual vice-presidente, Dick Cheney, ex-secretário da Presidência de Ford, disse que o colega republicano "chegou à Casa Branca depois da maior crise constitucional dos EUA desde a guerra civil e deu ao país a fortaleza, a sabedoria e o bom julgamento necessários naquele momento".
Na abertura dos pregões, as bolsas de Nova York fizeram um minuto de silêncio em memória do presidente.
Ford nasceu em Omaha, Estado americano de Nebraska, em 14 de julho de 1913 com o nome de Leslie Lynch King. Seus pais, Leslie e Dorothy King, se divorciaram pouco depois. Três anos mais tarde, sua mãe se casou novamente com um fabricante de pinturas, Gerald Rudolf Ford, que deu seu nome e sobrenome ao menino.
O velório do presidente será em Washington. Antes, uma cerimônia íntima, reservada apenas à família, está prevista para ocorrer em Palm Desert, Califórnia. O corpo será enterrado no Museu Gerald Ford em Grand Rapids, no Michigan, onde ele cresceu.


Texto Anterior: Baath ameaça retaliar EUA se Saddam for executado
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.