São Paulo, quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ÁSIA

Conflito no Sri Lanka mata pelo menos 250 civis em sete dias

DA ASSOCIATED PRESS

A principal autoridade de saúde no distrito de Mullaittivu, Thurairajah Varatharajah, disse ontem que testemunhas relataram a morte de 250 a 300 civis em conflitos entre o Exército do Sri Lanka (antigo Ceilão) e o grupo separatista Tigres Tâmeis desde a semana passada, no norte do país. Registros hospitalares apontam mais de 1.100 feridos.
O relato surge em meio ao compromisso do governo de evitar lançar ataques dentro de uma área de refugiados civis instalada na zona de conflito. Segundo estimativa da Cruz Vermelha, 250 mil civis fugiram para a selva na região em que o governo lançou a última -e, segundo afirma, definitiva- ofensiva contra os separatistas.
Desde 1983, o país está em guerra civil, e cerca de 70 mil pessoas já morreram. Os Tigres Tâmeis lutam por um Estado para a minoria étnica tâmil, pois acusam a maioria cingalesa de discriminação.


Texto Anterior: Vaticano: Papa condena revisionismo do Holocausto; rabinato corta laços
Próximo Texto: Oriente Médio: Doentes, presos e militares dão início a eleição no Iraque
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.